Uma das principais dúvidas dos pais em relação à saúde bucal dos peque nos é, com certeza, se as crianças podem ou não usar pasta de dentes com flúor na hora da escovação.

A resposta é:
Não só podem como devem, mas com alguns cuidados fundamentais para a saúde das crianças e bebês.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO), o uso de pastas de dentes em bebês e crianças que não sabem cuspir deve ser feito em quantidade equivalente a um grão de arroz, ou 0,1 g. Já nos que sabem cuspir, a quantidade precisa ser equivalente a um grão de ervilha (0,3 g).

O creme dental também deve conter pelo menos 1000ppm (partes por milhão) de fluoreto, para garantir uma escovação saudável e eficaz. Mas não se preocupe! Essas informações estão na embalagem do produto!

O Flúor é um dos fatores que ajudam na prevenção da cárie na dentição de leite e na permanente, mas deve ser usado com moderação: A deglutição em excesso pode causar Fluorose, que são manchas brancas que se formam nos dentes permanentes.

E vale lembrar: As crianças devem fazer a escovação pelo menos 3 vezes ao dia e sempre com a supervisão de um adulto.

Claro que cada criança pode ter sua particularidade, então é fundamental marcar uma consulta com um profissional de confiança.

O acompanhamento da saúde bucal é fundamental!

Dra. Maria Clara Barros Soubihe – @clinicaamitat
CROSP 89032
Especialidades:
Odontopediatria pela USP
Ortopedia Funcional dos Maxilares pela APCD (Associação Paulista de cirurgiões Dentistas)
Trabalhacom Reabilitação Neuro Oclusal e atua na área de gestantes, bebês, crianças e adolescentes.

Abrir Whatsapp
Fale com a gente
Olá, gostaria de informações sobre as matrículas