Atividade auxilia na prevenção e recuperação de lesões, entre outros benefícios, e pode ser praticada por qualquer pessoa

Por Giovana Covanzi*

Quase um ano e meio depois do início da pandemia de COVID-19, estudantes e pessoas que trabalhavam em escritório continuam a desempenhar suas tarefas de casa. Com uma porcentagem ainda pequena da população vacinada, as medidas de distanciamento social devem continuar, assim como longas horas em frente ao computador trabalhando ou estudando e, com elas, dores e desconforto em regiões como pescoço, ombros, colunas e pernas.

Para aliviar essas dores, é essencial praticar alguma atividade física que trabalhe fortalecimento e alongamento, e o pilates aparece como uma opção que trabalha força, alongamento, equilíbrio, coordenação, respiração, concentração, propriocepção, entre outras características.

Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, visando o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde e aumentando a qualidade de vida. Por trabalhar com grande ênfase a região do core, conjunto de músculos que englobam e sustentam o tronco e estabilizam a coluna, os benefícios do pilates reúnem: melhora da postura e fortalecimento da coluna; aumento na resistência muscular e força; melhora na respiração e equilíbrio; prevenção e recuperação de lesões; alívio de dores; combate ao stress.

Além de ser uma prática completa do ponto de vista funcional, o pilates pode ser praticado por pessoas de qualquer gênero, biotipo e idade – inclusive crianças ou idosos e pessoas sedentárias.

Neste momento em que a COVID-19 ainda está em estágio avançado no Brasil, é essencial manter o corpo em movimento e praticar o exercício de sua preferência, uma vez que estudos indicam que o sedentarismo está associado a maior risco em desenvolver forma graves e morrer em decorrência da doença.

Continue seguindo as medidas sanitárias para evitar o contágio da COVID-19, procure um profissional de sua confiança e cuide de sua saúde!

*Giovana Covanzi é fisioterapeuta e instrutora de pilates do estúdio Gi Covanzi Studio de Pilates.

Giovana Pellegrini Covanzi
@giovanacovanzi / @gicovanzistudiodepilates

Fisioterapeuta
Formada pela UNIP em 2011
Instrutora de Pilates desde 2012

Abrir Whatsapp
Fale com a gente
Olá, gostaria de informações sobre as matrículas